Skip to main content
Balneário Camboriú - SC +55 (47) 99725 1117
Siga-nos:

Existem diversas técnicas para detecção ou realce de bordas e extração de fronteiras. Com morfologia matemática binária é possível realizar a extração de fronteiras de forma simples e com baixo custo de processamento. Acesse Morfologia Matemática para Processamento de Imagens, para entender sobre erosão e dilatação, operações que são a base dos cálculos apresentados a seguir.

A extração de fronteiras, com morfologia, consiste em destacar as fronteiras da área de interesse (Roi) de uma imagem. Na Fig.1 é ilustrado o resultado de uma extração interna de fronteira.

Fig 1 – Resultado da extração de fronteiras utilizando processamento morfológico. [GW]

Basicamente existem dois tipos de extração de fronteiras, as fronteiras internas e as fronteiras externas, sendo uma contraponto da outra.

Fronteira interna

Definição: β(A) = A – (A B)

A fronteira interna é o contorno da imagem binarizada. O cálculo consiste em subtrair da imagem, o resultado da erosão da própria imagem por um elemento estruturante.

Observe nas figuras abaixo, que a partir da imagem A, foi realizada sua erosão pelo elemento estruturante B. Como resultado desta operação, temos apenas os pixels interno da imagem, conforme a imagem da terceira coluna. Com a erosão realizada, basta subtrair da imagem A por esta erosão, resultando apenas os pixels que estão na Imagem A e não estão na sua erosão.

A
Imagem binarizada
B
Elementro estruturante
A B
Erosão da imagem A
A – (A B)
Fronteira interna

Fronteira externa

Definição: β(A) = (A B) – A

A fronteira externa, na imagem binarizada, cria uma camada como uma vestimenta que cobre toda a imagem. O cálculo consiste em dilatar a imagem por um elemento estruturante e subtrair pela imagem original.

Observe nas figuras abaixo, que a partir da Imagem A, foi realizada sua dilatação pelo elemento estruturante B. Como resultado desta operação, temos a imagem A mais uma camada externa à ela, conforme imagem da terceira coluna. Com a dilatação realizada, basta subtrair a dilatação pela Imagem A, resultando apenas nos pixels externos, que estão na imagem dilatada e não estão na imagem A.

A
Imagem binarizada
B
Elemento extruturante
A B
Dilatação da imagem A
(A B) – A
Fronteira externa

Outros exemplos

Na ilustração da Tabela 01 são demonstrados os resultados das extrações de fronteiras, com os elementos estruturantes apresentados anteriormente.

Imagem originalFronteira internaFronteira externa
Tabela 01 – Exemplos de extração de fronteiras com morfologia matemática.

A seguir, uma demonstração do resultado da extração de fronteira de uma imagem limiarizada, de um pote sobre uma mesa. O resultado desta operação, foi detectar as bordas da imagem. Esta demonstração foi realizada utilizando a IDE OpenCV-Flow.

Referências:

[GW] GONZALEZ, R. C., WOODS, R. E. Processamento de Imagens Digitais. Editora Edgard Blucher, ISBN 978-85-8143-586-2, 3 ed., São Paulo, 2010

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado